Neste domingo (22), Coronel Fabriciano inaugurou uma nova feira livre, com o apoio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura e do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea). Instalada no Centro Social Urbano do Bairro Floresta, a feira de produtos orgânicos funcionará sempre aos domingos, a partir das 8h. Os legumes, frutas e hortaliças sem agrotóxicos são produzidos e comercializados por agricultores da Serra dos Cocais. A Feira Orgânica Popular acontece junto à feira de alimentos e artesanato que já é realizada no Floresta desde o final do ano passado.
Ao todo são 25 barracas com produtos diferentes. Para melhor organização, a feira foi dividida em três temas: Produtos Orgânicos, Alimentação e Arte & Artesanato. “Isso facilita muito para o visitante”, destaca o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Bruno Torres. Além da qualidade dos produtos orgânicos e do artesanato, a culinária típica de Fabriciano é um dos pontos altos da feira. “Há barracas com vários tipos de petiscos. Do pastel de feira ao macarrão na chapa, além do tropeiro com arroz e suã, e outros pratos”, comenta o secretário.
A Feira Orgânica Popular foi formalizada graças a um convênio firmado entre a Prefeitura e o Ministério do Desenvolvimento e Combate à Fome. Todas as barracas têm tamanho e visual padronizados. Os agricultores também ganharam balanças para auxiliar na venda dos produtos, luvas higiênicas e vestimentas como camisa, avental e boné. Com a criação da Feira Orgânica Popular, 50 produtores foram preparados para manipular e comercializar as hortaliças e frutas. Eles participaram de cursos de manipulação de alimentos, associativismo, comercialização e marketing.
Fonte: Jornal Vale do Aço. Acesso em 26/12/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário