Páginas

sábado, 17 de março de 2012

MOTIVOS PARA VOCÊ PRESERVAR E BEBER MAIS ÁGUA!


A vida surgiu da água. E é por isso que o mundo tem demonstrado uma grande preocupação em sua preservação e uso racional. Economizar água hoje é extremamente importante. Há lugares no mundo que a necessidade já é o racionamento. As reservas de água doce estão limitadas ou escassas, em todo o planeta. Só não vale para um caso: hidratar seu corpo.


Para ajudar a manter o corpo e a saúde em dia, listamos pelo menos alguns motivos que fazem da água uma grande aliada: 

1 - Facilita a Digestão
A água auxilia na produção de enzimas (substâncias que facilitam as reações químicas no organismo) e também da saliva e do suco gástrico, que atuam na digestão.


2 - Combate o Inchaço
Sem uma boa hidratação, o volume sanguíneo diminui. Com isso, vitaminas e minerais que transportados por ele levam mais tempo para chegar às células e, evidentemente, à pele e  extremidades como cabelo e unhas. Contudo, sendo bem hidratada, a pele fica bonita e os cabelo e unhas mais fortes. Com uma boa irrigação, o organismo não retém o sódio, responsável pelo inchaço.


3 - Reduz Infecções
Mantendo-se hidratado, seu corpo será bem nutrido pelo sangue. É nele que minerais importantes para fortalecer as defesas do organismo são transportados, como o ferro. Além disso, limpa os poros, evitando as infecções na pele.


4 - Regula a Temperatura
A água exerce importante função de equilíbrio e ajuste da temperatura, proporcionando a sua adequação ao meio externo. Evite tomar banhos muito quentes no verão.


5 - Dinamiza a prática de exercícios físicos.
Quanto mais água se ingere durante a prática de exercícios físicos,  melhor será o desempenho. Isso porque as fibras musculares ficam lubrificadas, deslizando mais facilmente, reduzindo o risco de cãibras e de contusões.


6 - Desintoxica e previne a celulite
A maior parte de toxinas é expelida do corpo  através do suor e da urina. Em média, diariamente elimina-se cerca de 1 litro e meio de urina e 200 Ml de água pleo suor. Caso a hidratação não seja satisfatória, todo  esse processo  pode acabar comprometendo a saúde.  A água contribui para amolecer as fezes, facilitando a eliminação delas. Tudo isso, somado a uma boa circulação sanguínea, ajuda na prevenção da celulite.


7 - Ajuda a emagrecer
As fibras existentes nas frutas e outros vegetais aumentam de volume em contato com a água ingerida, proporcionando a sensação de estomago cheio. A ingestão da água também pode contribuir com a ingestão de menor quantidade alimentos sólido. Todavia, não sendo digerida ou absorvida pelo estomago, rapidamente  o organismo sentirá fome.


8 - Melhora a absorção dos nutrientes
É bom saber que a glicose e vários outros nutrientes que alimental as células são transportados pelo sangue. Por isso, é necessário que haja uma boa hidratação, para que seja garantido um volume satisfatório de sangue nesse processo. E mais, a absorção desses nutrientes será perfeita se houver água para isso. Entre esses nutrientes estão as vitaminas C e do complexo B, responsáveis por nossas defesas. 


9- Evitar a ressaca
O álcool é um diurético. Isso quer dizer que, a tendência é aumentar a quantidade de urina produzida no organismo, levando a uma maior eliminação de água pelo corpo. Portanto, o dependendo da quantidade de álcool ingerida, pode ressecar o organismo. é Recomendável que se beba uma certa quantidade de água durante o consumo de bebidas alcoólicas e na manhã seguinte também. Isso ajudará e muito a evitar a desidratação e uma ressaca daquelas.  


Distribuição da água no corpo humano.


 O quantitativo de água existente no corpo humano depende dos seguintes fatores: sexo, percentual de tecido adiposo, massa muscular. Nas pessoas saudáveis a quantidade de água no corpo varia de acordo também com o crescimento, gravidez, lacatação, aumento ou perda de peso corporal. ato também que cada pessoa possui um total diferente de água no corpo, influenciado pelos seguintes fatores: 


Massa muscular: Entre 70% a 75% de peso corporal em adultos, com presença de massa muscular,  73% de água;
Tecido adiposo: O percentual de tecido adiposo no nosso corpo está entre 10% a 40%, ou até mais, apresentando em torno de 30% de água; 
Grosso modo, percebe-se que se aumenta o percentual de tecido adiposo no organismo, diminui o percentual água no mesmo. Para quem deseja diminuir a gordura no seu organismo é fundamental que aumente a ingestão água é e obtenha êxito, deve fazer com que essa água seja expelida. É importante lembrar que, quanto mais água é eliminda, mais deverá ser ingerida, a fim de se proporcionar o equilíbrio hídrico do organismo. A hidratação do corpo deve ser mantida, ingerindo-se pelo menos diariamente, no mínimo, 8 copos grandes de água,  aproximadamente 2 litros.


Cérebro: Nesse órgão vital do corpo humano está a maior concentração de água. Cerca de  85% e, éntre outros moitvos  que, aparecem muitas dores de cabeça, pelo baixo consumo diário de água.  Na ausência de água em quantidades suficientes, cérebro busca no intestino.

Pulmões: 80% constituídos por água. 
Rins: 80%.
Sangue: 79%.
Coração: 77% 



Mais informações sobre a água.


  97,5% da disponibilidade da água do mundo estão nos oceanos, ou seja, água salgada.
- 2,5% de água doce e está distribuída da seguinte forma:
- 29,7% aquíferos;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor d’água etc.).


Como vários eventos, personalidades e outros têm uma data especial ou comemorativa, institui-se o também o Dia Mundial da Água, pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, sendo comemorado no dia 22 de março. 


Atitudes que ajudam a preservação da água  


  • Aproveitamento das águas de chuva, coletando e armazenado-as de maneira correta, em recipientes limpos e devidamente tapados; 
  • Escovar os dentes com a torneira fechada;
  • Lavar o carro e moto, com água no balde;
  • Reutilizar e reaproveitar o papel. O processo de fabriciação do papel requer muita água;
  • Eliminar os vazamentos de torneiras, vasos sanitários (no mercado já estão disponíveis vasos sanitários que economizam água na descarga) e outras instalações hidráulicas na rede de abastecimento do imóvel. Acabar com o pinga-pinga da torneira; 
  • Ao limpar a calçada, não fazê-lo com água;
  • Não impermeabilizar toda a área da casa, isso pode causar danos à construção e, sobretudo, secará os lençóis freáticos de seu bairro;
  • Dar preferência à pavimentação de ruas com bloquetes. Isso contribui para o abastecimento dos lençóis subterrâneos da cidade, além de proporcionar um clima mais ameno;  
  • Agir como consumidores conscientes, comprando produtos biodegradáveis;
  • Evitar o desperdício, cuidando dos vazamentos de água, e não lavar as calçadas utilizando água potável;
  • Tomar banhos menos demorados,em torno de 10 a 15 minutos no máximo, desligando o chuveiro para se ensaboar;
  • Passar roupas: deixar ajuntar e fazer isso de uma vez só;
  • Economizar energia em casa, no chuveiro, principalmente, tomando banhos fora od horário de pico, que é de 17 às 19 horas. Diminuir o consumo alto de energia também pode ajudar na preservação da água pois a maioria das usinas utilizam a água para a geração de energia;
  • A maioria das cidades possuem coleta de lixo regular. Então, não jogar lixo em rios, lagos e ribeirões. Essas coleções de água são extremamente necessárias para o abastecimento da população; 
  • Ao construir um açude, represa, poços ou cisternas, procure um órgão ambiental. O uso da água é regulamentado por lei e sem um estudo hidrológico da área e dos impactos ambientais, tudo isso pode comprometer a qualidade e o abastecimento de toda uma população. Para tal, o órgão ambiental fornecerá uma licença adequada. Essa licença se chama Outorga.Na ANA ( Agência Nacional de Águas) http://www2.ana.gov.br/Paginas/default.aspx# . Em Minas Gerais, pode ser obtida no IGAM (Instituto Mineiro de Gestão das Águas) . http://www.igam.mg.gov.br/ .  


Todas essas mudanças de hábitos podem parecer pequenas, todavia, fazem muita 
diferença. 

Fonte: BRASIL ESCOLA. Água - Elemento da Vida - 2012- Disponível em:  http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm .  Acesso em 17/03/2012  

BOA SAÚDE- Como curar a ressa do Carnaval.  Disponível em: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4391&ReturnCatID=1775. Acesso em 17/03/2012.  



Nenhum comentário: