Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Promoção da saúde e educação é tema de encontro em Fabriciano

Aconteceu na última sexta-feira (11) no Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (UNILESTEMG)  palestra sobre o programa Saúde na Escola, ministrada pela Referência Técnica de Promoção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde  (SRS) de Coronel Fabriciano, Aline Eliane dos Santos. O encontro teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre as ações, a inserção dos dados nos sistemas informatizados do Programa (e-SUS e SIMEC) além de orientar sobre o processo de adesão à vigência 2014/2015. A adesão já iniciou e prossegue até o dia 25 de abril. “O processo de adesão terá o mesmo processo do ano passado. Será feito pelos gestores municipais de saúde e educação no Portal do Gestor”, explica Aline dos Santos. O portal é o dab.saude.gov.br/sistemas/sgdab

Crédito: Roberto Bertozi

O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelos Ministérios da Saúde e Educação e trata-se de uma política intersetorial voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, para promoção da saúde e educação integral. Desde o ano passado, com a universalização do Programa Saúde na Escola (PSE), todos os municípios do país estão aptos a participar de suas atividades. Podem participar todas as equipes de Atenção Básica e as ações foram expandidas para as creches e pré-escolas.
Atualmente os 35 municípios da SRS Coronel Fabriciano possuem o Programa Saúde na Escola. A vigência 2013/2014 do programa iniciou em 01/08/2013 e encerrará no dia 31/07/2014. Até esta data os municípios devem realizar as ações propostas pelo programa, a fim de alcançar as metas estabelecidas.
Ações
Além de capacitação permanente dos profissionais, as ações propostas no Programa são a Avaliação das Condições de Saúde, como a avaliação de necessidades em saúde bucal e a verificação da situação vacinal da saúde ocular – Triagem de Acuidade Visual.
Na área da promoção da saúde e prevenção de agravos, são demandadas ações de segurança alimentar e promoção da alimentação saudável. Na área da promoção da cultura de paz e diretos humanos e na saúde mental, ações de educação para a saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS, além de prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas.
“A proposta do programa é centrada na gestão compartilhada por meio dos Grupos de Trabalho Intersetoriais (GTI), numa construção em que tanto o planejamento quanto a execução, monitoramento e a avaliação das ações são realizados coletivamente, de forma a atender às necessidades e demandas locais”, sintetiza pela Referência Técnica de Promoção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, Aline Eliane dos Santos.
Por Roberto Bertozi.
Jornalista da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano

Fonte:

http://www.saude.mg.gov.br/component/gmg/story/6343-promocao-da-saude-e-educacao-e-tema-de-encontro-em-fabriciano

Nenhum comentário: