Páginas

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

CHUVAS EM MINAS GERAIS


Até o presente momento, segundo boletins informativos do CEDEC-MG, (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) as chuvas já colocaram  99 municípios mineiros em estado de alerta. Já são em torno de 2 milhões de mineiros sofrendo com as chuvas. Infelizmente, já foram registrados 12 óbitos. Governador Valadares, localizada no Vale do Rio Doce teve 12 bairros atingidos pelas águas.  Vejam imagens dos estragos provocados pelas águas que quebraram um muro  no bairro São Cristóvão em Governador Valadares. 
   

Segundo informações da imprensa local, o nível do Rio Doce chegou a 4,13 M. Todos os bairros da chamada Planície de Inundação (ribeirinhos) foram atingidos. Santa Rita, São Tarciso, Vila Bretas, Ilhas dos Araújos, Vila Isa, Vila Rica, São Cristóvão entre outros. Esta está sendo uma das três piores enchentes, ficando atrás apenas da enchente de 1997, onde o nível do Rio Doce atingiu 4,77M. No Vale do Aço, os municípios de Braúnas, São João do Oriente e Joanésia registraram ocorrências provocadas pelas chuvas.   Em Ubaporanga, os bueiros no centro da cidade não suportaram a força e o volume das águas. No distrito de Quartel do Sacramento, município de Bom Jesus do Galho, houve um deslizamento de barranco, comprometendo a permanência na casa pelos moradores, que foram orientados pela Defesa Civil a deixarem o imóvel. Inhapim também registrou deslizamentos de terra, danificando duas casas. Em Ipatinga, no bairro Bethânia,  também houve deslizamentos de terra, mas felizmente sem vítimas. Em Coronel Fabriciano, no bairro Nossa Senhora da Penha, área central, cerca de 30 pessoas ficaram desalojadas por deslizamentos de terras. Não houve vítimas. Outro deslizamento foi registrado na Avenida Presidente Tancredo Neves, soterrando uma casa, sem vítimas.   O Governo de Minas Gerais já divulgou que haverá pagamento antecipado do Bolsa Família às pessoas atingidas pelas chuvas no Vale do Aço. Quem perdeu os documentos pessoais, deverá apresentar a Declaração Especial de Pagamento, expedida pela Prefeitura. O pagamento dos benefícios do Bolsa Família antecipado será no dia 18 de janeiro e 14 de fevereiro. 
O Governo do Estado determinou que as contas de água dos consumidores deverão ser cobradas pela média de consumo, até a normalização dessa situação e dos prejuízos provocados pelas chuvas. As contas das casas com sérios danos, serão cobradas baseando-se  no consumo mínimo.Também foi adotada outra medida: o pagamento das contas será adiado por 15 dias. Isso vale também para as contas da CEMIG. 
Nesta madrugada, as cidades Pingo D’Água, São Domingos do Prata, Nova Era e Naque tiveram o abastecimento de água comprometido devido às chuvas que atingiram as unidade da COPASA. 
Acompanhe pelo site da Defesa Civil de Minas Gerais a situação das chuvas no estado: 





Nenhum comentário: