Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

PARA QUEM CURTE: CHÁS DE ERVAS -RECEITAS QUE AJUDAM NA SAÚDE


Cada vez mais pessoas procuram as ervas medicinais na busca de curar doenças do dia a dia, ou mesmo doenças mais graves. A procura aumenta a cada dia, ainda mais quando o paciente já tentou todos os meios tradicionais sem obter resultado ou quando a enfermidade é julgada como banal. O tratamento com as ervas medicinais pode ser feito de várias formas, como inalações, banhos, chás, infusões, etc. 
A forma mais tradicional é o uso do chá, onde a erva é jogada na água fervendo e deixada por alguns minutos fervendo em água e no recipiente tampado. Isto faz com que a propriedade curativa da erva seja transmitida para a água que será bebida. Já na infusão a água fervente é despejada sobre a erva e o recipiente fica tampado durante 10 a 15 minutos, já com o fogo desligado, ou seja, a erva não ferve junto com a água. Essa técnica é a mais aconselhável para as flores e folhas. Neste processo a água pode ser substituída por vinho, vinagre ou álcool, dependendo da receita e a enfermidade a ser tratada.
Algumas técnicas de chá de ervas são: 
·         Decocção - a planta é coloca junto com a água em recipiente e deixada em fogo brando  entre 3 e 30 minutos. Após esse período, desligue o fogo, deixe descansar por alguns minutos, coe e tome o chá em seguida. Muito utilizada com raízes, cascas e sementes, porém estas devem ser cortadas em pequenos pedaços ou esmagadas antes de serem utilizadas para que a substância nelas contidas seja mais facilmente passada para a água.
·         Maceração – a planta fica de molho em água fria, durante um período entre 12 a 24 horas. Depois leve esse ‘molho’ e as ervas ao fogo, aqueça, coe e tome. Assim, as vitaminas e sais minerais não são alterados pela fervura.
Conheça algumas ervas e para que elas servem:
1.   Artrite – caatinga de mulata, malva, sabugueiro.
2.   Arroto – poejo.
3.   Anemia – artemísia, cavalinha, banhos de manjerona e alecrim.
4.   Arteriosclerose – cavalinha.
5.   Asma – cerefólio, hortelã, funcho.
6.   Baço – salsa, dente de leão.
7.   Bexiga – artemísia, beldroega, cavalinha, malva, mil ramas.
8.   Boca (mau hálito) – hortelã, erva cidreira, manjericão, transagem.
9.   Bronquite – cavalinha, sabugueiro, bardana.
10.  Dores de Cabeça – alfazema, boldo, camomila, confrei, hortelã, losna.
11.  Cabelo – alecrim, alfazema, babosa, camomila, manjericão, sálvia.
12.  Cálculos – salsa, bardana, dente de leão.
13.  Calmante – alecrim, alfazema, camomila, manjericão, funcho.
14.  Cancer – confrei (leucemia), salsa.
15.  Cansaço – mil em rama.
16.  Catarro – mil em rama.
17.  Caxumba – erva cidreira.
18.  Cistite – cavalinha.
19.  Coceira – (urticária) babosa.
20.  Cólica Hepática – erva cidreira, hortelã.
21.  Cólica Menstrual – artemísia, losna.
22.  Cólica de Ventre – cavalinha, hortelã, losna, manjerona, funcho.
23.  Colite – malva.
24.  Convulsão – artemísia.
25.  Contusão – bálsamo.
26.  Coração – alecrim, confrei, sálvia, bardana. 

CHÁ VERMELHO 
     O chá vermelho é feito da erva Camellia sinensis, planta que também deriva os chás verdes e brancos. É muito utilizado em dietas, acelerando a perda de peso, combatendo o inchaço, diminuindo a fome e a vontade de comer, diminui o colesterol e o nível de gordura no sangue. Mas pouca gente sabe que ele não é um produto natural, pois nasceu da elaboração de um processo de conservação do chá verde. Isso mesmo, o processo consistia em fermentar o chá, o que acabou escurecendo-o e criando o chá vermelho. Ele é muito bom para regular as funções do corpo, atuando principalmente na regulação do estômago, sendo muito usado pelas pessoas que tem dores nesta região. É um chá que também desintoxica e reforça o sistema imunológico, estimulando a secreção das glândulas digestivas, facilitando a digestão. O chá vermelho também é rico em vitamina C, sais minerais e antioxidantes. No Brasil, é muito consumido em forma de chá ou em cápsulas, podendo ser facilmente encontrado em farmácias de manipulação e produtos naturais. A versão em cápsula pode ser encontrada em 1,5 e 2,5 gr. A dose diária recomendada é de 4 xícaras ou 2 cápsulas, evitando seu consumo a noite, pois contem cafeína o que pode inibir o sono. É contra indicado para pessoas com gastrite, arritmia cardíaca, gestantes e lactantes. Seu preparo é igual a qualquer outro chá: Ferva a uma xícara de chá de água, coloque de uma a duas colheres de sopa do chá vermelho e deixe descansar por 10 a 15 minutos. Coe, adoce e beba ainda morno. 

CHÁ DE HORTELà 
  Com nome cientifico de Mentha sativa, a hortelã é um excelente digestivo e reconstituinte. Muito usado como vermífugo em crianças, é também estimulante e espasmódica, tônica, um excelente oxigenante celular, conforta o estômago, aromatiza e ajuda na boa digestão. Se usada cozida e concentrada pode ser muito útil para lombrigas.   O chá de hortelã é um excelente digestivo se tomado após as refeições, sendo muito benéfico para quem sofre de dores no estomago. O chá bem concentrado alivia cólicas menstruais e intestinais. Para quem tem a pele oleosa, experimente passar o chá forte de hortelã com um algodão, após a limpeza. A hortelã é composta de vitamina A, B e C, cálcio, fósforo, ferro e potássio. Além das propriedades já citadas ela é também analgésica, antibacteriana, expectorante, sedativa, sendo sem dúvida, a planta mais usada no mundo, seja como remédio, seja como aromatizante. Ela possui um efeito desinfetante suave natural, o qual, em conjunto com seu sabor agradável, torna hortelã um importante ingrediente na fabricação de creme dentais, enxaguadouros bucais, sabonetes, cremes, entre outras soluções refrescantes.  Esse aroma refrescante também é muito utilizado pela indústria alimentícia na fabricação de doces, balas, chicletes, etc.   Devido sua forte ação digestiva, o chá de hortelã é muito utilizado no tratamento de gastrites ou úlceras estomacais. Também funciona contra inchaço e flatulência.    Seu cultivo é muito fácil, podendo ser plantada em vasos, hortas, canteiros, sem muitos cuidados. É ótima para se ter em casa para um chá de última hora ou mesmo para aromatizar o ambiente. Para crescer só necessita de sol, solo fértil em matéria orgânica e boa drenagem. A hortelã se plantada junto a alfaces e outras ervas aromáticas faz intensificar o sabor e perfume destas, além do seu poder repelente de insetos, pulgões e besourinhos. Uma dica é uso o chá de hortelã, sem açúcar, como repelente em animais e humanos.  

Receita

·         1 colher (sopa) de folhas de hortelã miúdas (ou um sachê),
·         1 xícara de água e
·         Açúcar ou adoçante.
   Pegue a hortelã, lave bem. Coloque-a na xícara e despeje água fervente. Tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos. Coe o chá e adoce. O recomendado é tomar uma xícara após o almoço e o jantar, ainda morno.
 CHÁ PRETO

   A diferença do chá preto para os demais chás feitos pela Camellia sinensis está na forma do processamento da erva, que oxida totalmente as folhas e as deixa com uma tonalidade mais escura que as dos outros chás da mesma erva. Ele é muito popular, mais poucas pessoas conhecem seus benefícios. A bebida também é uma grande aliada no combate da pressão alta, do envelhecimento precoce das células e previne a formação de pedras na vesícula. O consumo do chá fortalece os vasos sanguíneos e evita o entupimento das artérias, que pode causar trombose.      Uma ótima notícia para quem se preocupa com o peso, é que cada porção de 100 ml de chá preto contém apenas uma caloria. Sem contar que ele estimula o metabolismo e a queima de calorias. Também é rico em magnésio e potássio, que fortalecem os ossos, músculos e nervos. O chá preto tem ainda flúor, que protege os dentes das cáries.  Os chás feitos a partir da  Camellia sinensis (como o verde e o preto), são ricos em polifenóis, poderosos antioxidantes que protegem e limpam o organismo da ação danosa dos radicais livres, envolvidos no começo de doenças como câncer, artrite reumatoide e doenças cardiovasculares.  O chá preto já é conhecido por ter antioxidantes, auxiliar na imunidade, e mais recentemente, por ter propriedades que combatem a pressão alta. Possui também propriedade de ajudar a retardar a absorção da glicose devido o polissacarídeo, um tipo de carboidrato que abrange amido e celulose, sendo muito indicado para diabéticos.     O chá preto puro, sem açúcares, adoçantes ou aditivos, quase não tem calorias, proteínas, sódio e gordura. O chá preto geralmente tem sabor mais forte e contem mais cafeína do que os outros tipos de chás. Por isso deve ser consumido com cautela, pois em excesso no organismo, a cafeína pode causar insônia e fazer com que o organismo produza mais urina.


Nenhum comentário: